Animais em via de extinção

O que fazer se achar um animal silvestre


Dicas importantes

Lembre-se que manter e cuidar de animais selvagens sem licença do IBAMA é ILEGAL

Um animal silvestre precisa de assistência se…

Estiver parado e não responder a movimento ou estímulos externos
Estiver sangrando ou machucado
Um animal adulto puder ser capturado facilmente
Tiver dificuldade respirando ou tiver convulsões
Estiver desidratado ou emaciado (olhos fundos, pelagem sem brilho)
Se você achar um animal machucado ou um filhote sem os pais…
Não é recomendado que o público em geral manuseie animais silvestres a não ser que o animal não represente um risco para sua segurança, estiver em estado critico e precise de ajuda imediata.
Só manuseie um animal selvagem se for instruído pela Policia Ambiental/CETAS .
Caso precise manusear um animal selvagem, use luvas e outros equipamentos de proteção, para não correr o risco de se machucar e/ou contrair doenças.

NUNCA acaricie ou brinque com um animal selvagem, isso só causa estresse e aumenta o risco de choque.
A maioria dos animais selvagens parece estar descansando ou relaxados quando estão em choque.
Pessoas e outros animais devem manter uma distância segura do animal.
Contato com humanos também diminui as chances de reabilitação e soltura.
Não ofereça comida ou água ao animal (com exceção do beija flor que deve ser alimentado com água açucarada a cada 30 minutos para prevenir desidratação).
Só é possível determinar o que há de errado com o animal depois de um exame físico feito por um veterinário especializado. Nesses casos, a alimentação e água podem ser fatais. Assim como humanos, animais hospitalizados precisam ser hidratados gradualmente e alimentados com formulas e técnicas específicas para sua espécie.
Nunca tente tratar um animal machucado. Deixar o animal o animal quieto é o melhor tratamento possível até que ele possa ser transportado para a Polícia Ambiental/ CETAS.
Não tente reabilitar um animal silvestre por conta própria. Cada animal requer dieta e tratamento especializados. Mesmo que o animal pareça estar bem, os efeitos de um tratamento incorreto podem levar meses para aparecer e então será tarde demais para sua recuperação. Para melhores chances de sobrevivência na natureza, animais silvestres demoram a demonstrar doenças e sinais de fraqueza, mas quando isso acontece é tarde demais.
Lembre-se que animais selvagens podem transmitir doenças para você, seus filhos e animais de estimação.Órfãos

A coisa mais importante a fazer caso encontre um filhote é ter certeza que ele é órfão. Muitas vezes, pessoas com boas intenções retiram filhotes saudáveis de seus pais por não entenderem seus hábitos.Isso é muito comum com aves que estão aprendendo a voar. Elas geralmente passam alguns dias no chão enquanto aprendem a voar, e durante esse período ainda estão sendo alimentados por seus pais.
Mamíferos podem parecer perdidos e sozinhos enquanto exploram ou aguardam o retorno de seus pais que foram buscar comida. Sempre monitore a situação e ligue para o CETAS antes de tomar uma atitude.Se um filhote estiver realmente órfão (os pais estão mortos ou sumiram depois de um longo período de observação) ou se estiver machucado, ele precisa de atenção e cuidados especiais. Ligue para a Polícia Ambiental/CETAS o mais rápido possível.
Transporte
Só transporte um animal selvagem se tiver autorização da Policia Ambiental e do IBAMA. Siga esses passos para garantir que o animal seja transportado de maneira confortável e menos estressante possível.
O animal nunca deve viajar no colo.
Mantenha o animal em uma caixa fechada com segurança, em cima do banco ou no chão.
Mantenha o carro quente e quieto (sem música ou conversas).
Mantenha todas as janelas fechadas para sua segurança.

Fonte : r3animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário