Animais em via de extinção

R3 Animal



A missão da R3 Animal é Resgatar, Reabilitar e Reintroduzir animais silvestres ao seu habitat.Nossos voluntários profissionais auxiliam a Polícia Militar Ambiental e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no tratamento e resgate de animais apreendidos e vítimas da ação humana em Santa Catarina. Trabalhamos para a reintegração dos animais ao seu ecossistema, mas animais não aptos a soltura são transferidos para zoológicos e criadores licenciados pelo IBAMA. Nós trabalhamos para melhorar o bem-estar de cada indivíduo durante o processo de reabilitação e pós-soltura.Também educamos e capacitamos membros de comunidades locais para se tornarem guardiões do meio ambiente. Dedicamos nossos esforços para melhorar a situação da fauna silvestre e garantir um futuro equilibrado para nossa comunidade.Como toda associação sem fins lucrativos, a R3 ANIMAL depende de doações e da ajuda de voluntários para sobreviver.

Guia Inventário de Espécies de São Paulo





O guia-inventário da Secretaria Municipal do Verde e do Meio ambiente de São Paulo, retrata 416 espécies da fauna. Animais que ainda vivem no município e podem ser observados, inclusive em regiões mais centrais da cidade.



ANDA * Agência de Notícias de Direitos Animais

Ajude a Anda a defender os animais

A imprensa não apenas informa. Ela forma conceitos. Modifica ideias. Influencia decisões. Define valores. Participa das grandes mudanças sociais e políticas trazendo o mundo para o indivíduo pensar, agir e ser.É justamente este o objetivo da ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais: informar para transformar.A ANDA difunde na mídia os valores de uma nova cultura, mais ética, mais justa e preocupada com a defesa e a garantia dos direitos animais.É o primeiro portal jornalístico do mundo que combate a violência social e a destruição do meio ambiente a partir da defesa dos direitos dos animais.Com profissionalismo, seriedade e coragem, a ANDA abre um importante canal com jornalistas de todas as mídias e coloca em pauta assuntos que até hoje não tiveram o merecido espaço ou foram mal debatidos na imprensa.A proposta da ANDA é servir também de referência a toda sociedade, respondendo aos questionamentos e incentivando novas atitudes, sempre sob o foco dos direitos animais.A ANDA foi criada pela jornalista, vegana e ativista em defesa dos direitos animais Silvana Andrade, que tem 27 anos de experiência na imprensa brasileira.


Wind Dancer




Paralisada após um acidente de cavalo, a jovem Paige encontra esperança renovada depois que ela frequenta uma clínica onde os animais são usados ​​para ajudar com a recuperação emocional dos pacientes, como ela mesma. Este inspirador e comovente drama sobre a centros inicialmente amargurado, relacionamento Paige deprimida com o cavalo extraordinário que restaura a vontade de viver. Vale a pena assistir ...


Natureza em Forma




O Projeto Natureza em Forma procura o equilíbrio entre o selvagem e o urbano, realizando trabalhos diretamente nestas áreas.

Trabalham diretamente com os animais, resgate e recolocação, divididos em duas áreas, silvestres e domésticos, que têm destinos diferentes, porém, com qualidade similar, além de desenvolverem trabalhos educacionais e de capacitação diretamente com a população, sejam comunidades urbanas, comunidades nativas ou comunidades isoladas.



Monkey Business




Uma população de macacos pode ser traquinas mas também dotar a cidade com uma variedade de benefícios.

WSPA


A visão da WSPA: um mundo onde o bem-estar animal importe e os maus-tratos contra os animais tenham fim.A WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal foi criada há mais de 30 anos para promover o bem-estar animal e lutar contra os maus-tratos praticados contra os animais em todo o planeta. Trabalhamos diretamente não só com animais, mas com indivíduos e organizações com condições de assegurar que os animais sejam tratados com respeito e compaixão.Com o seu apoio, desenvolvemos campanhas visando a combater os problemas mais graves e abrangentes relacionados ao bem-estar animal, propiciando condições de mudança duradouras ao:ajudar as pessoas a entender a importância crucial do conceito de bem-estar animal;

*motivar as nações a adotar práticas que promovam o bem estar animal;

* estabelecer parâmetros científicos para o melhor tratamento dos animais.

Atuamos regionalmente
Melhoramos as condições de vida dos animais e os prevenimos contra maus-tratos, trabalhando diretamente com seus guardiães ou em suas comunidades. Atuando com os nossos parceiros regionais para a obtenção dos melhores resultados, estamos presentes em mais de 50 países.

Estamos deixando os pássaros loucos com tanta poluição sonora


por Osmairo Valverde

Pesquisa mostra que os pássaros estão sendo duramente afetados pela grande poluição sonora que a humanidade produz.Não são apenas seus vizinhos que se irritam com o rock nas alturas que você escuta na madrugada. Estudo está mostrando que nós estamos atrapalhando as aves, especialmente quando elas tentam entrar em um estado de calmaria e mansidão, preparando-se para dormir ou acasalar. A poluição sonora nunca foi uma área com grandes estudos e acompanhamento dos impactos ambientais, mas a pesquisa apresentada pela Universidade do Colorado e Lewis Fort College está mostrando que nós estamos atrapalhando a reprodução das aves com tanto barulho.As duas instituições declararam: “Nós estamos gerando uma grande quantidade de poluição sonora em todo o mundo permeando o habitat natural de várias espécies de animais, alteração os rituais de acasalamento de aves. Este excesso de barulho não é prejudicial apenas para os seres humanos, mas ameaça a vida selvagem, especialmente as aves onde ficaram constatado mudanças na densidade populacional de várias espécies, dificuldade na interação predador-presa, desorientação em migrações e falha na tentativa de reprodução”.A pesquisa mostrou que geralmente pássaros grandes não suportam os ruídos que produzimos e acabam abandonando suas moradias, mesmo que sejam em ambientes naturais onde tenham nascido. O mesmo não foi observado em pássaros menores que mostram ser resistentes e conseguirem uma boa adaptação. A pesquisa foi publicada na respeitada PLoS ONE.

Instituto Mamíferos Aquáticos


O Instituto Mamíferos Aquáticos é uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada em 1995 na cidade de Salvador, Bahia. O objetivo do instituto é a pesquisa e a conservação dos mamíferos aquáticos e dos ecossistemas costeiros no litoral dos estados da Bahia e Sergipe.

Click no banner para chegar até lá ou então http://www.mamiferosaquaticos.org/#

Declaração Universal dos Direitos dos Animais


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS

PROCLAMADA PELA UNESCO EM SESSÃO REALIZADA EM BRUXELAS
( 27 DE JANEIRO DE 1978)

*
Considerando que cada animal tem direitos;

Considerando que o desconhecimento e o desprezo
destes direitos levaram e continuam levando o homem
a cometer crimes contra a natureza e contra os animais;

Considerando que o reconhecimento
por parte da espécie humana
do direito à existência
das outras espécies animais, constitui o fundamento da coexistência
das espécies no mundo;

Considerando que genocídios são perpetrados pelo homem e que outros
ainda podem ocorrer;

Considerando que o respeito pelos animais por parte do homem está ligado
ao respeito dos homens entre si;

Considerando que a educação deve ensinar à infância a observar,
compreender e respeitar os animais,


PROCLAMA-SE:


Art. 1º -
Todos os animais nascem iguais diante da vida
e tem o direito a existência.


Art. 2º -

a) Cada animal tem o direito ao respeito.


b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou explorá-los, violando este direito.
Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais.


c) Cada animal tem o direito à consideração, à cura e à proteção do homem.

Art. 3º -

a) Nenhum animal deverá ser submetido a maltrato e a atos cruéis.


b) Se a morte de um animal é necessária,
deve ser instantânea, sem dor nem angústia.


Art. 4º -

a) Cada animal que pertence à uma espécie selvagem,
tem o direito de viver livre no seu ambiente natural terrestre,
aéreo ou aquático e tem o direito de reproduzir-se.


b) A privação da liberdade, ainda que para fins educativos,
é contrária a este direito.


Art. 5º -

a) Cada animal pertence à uma espécie, que vive habitualmente no ambiente do homem, tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade, que são próprias da sua espécie.


b) Toda modificação deste ritmo e destas condições impostas pelo
homem para fins mercantis é contrária a este direito.


Art. 6º -

a) Cada animal que o homem escolher para companheiro
tem o direito a uma duração de vida, conforme sua natural longevidade.


b) O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.


Art. 7º -
Cada animal que trabalha tem o direito a uma razoável limitação do tempo e intensidade do trabalho, a uma alimentação adequada e repouso.


Art. 8º -

a) A experimentação animal, que implica em um sofrimento físico e psíquico,
é incompatível com os direitos do animal, quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra.


b) As técnicas substitutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.


Art. 9º -
No caso do animal ser criado para servir de alimentação,
deve ser nutrido, alojado, transportado e morto sem que para ele
resulte ansiedade ou dor.


Art. 10 -

a) Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem.


b) A exibição dos animais e os espetáculos, que utilizam animais são incompatíveis com a dignidade do animal.


Art. 11 -

O ato que leva à morte de um animal sem necessidade,
é um biocídio, ou seja, um delito contra a vida.


Art. 12 -

a) Cada ato que leva à morte de um grande número de animais selvagens,
é um genocídio, ou seja, um delito contra a espécie.


b) O aniquilamento e a destruição do ambiente natural levam ao genocídio.


Art. 13 -

a) O animal morto dever ser tratado com respeito.


b) As cenas de violência de que os animais são vítimas,
devem ser proibidas no cinema e na televisão,
a menos que tenham como fim
mostrar um atentado aos direitos do animal.


Art. 14 -

a) As associações de proteção e de salvaguarda dos animais
devem ser representadas a nível de governo.


b) Os direitos do animal devem ser definidos por leis,
com os direitos do homem


Quem quiser conhecer mais sobre o Direito dos Animais

Visite: Animal Rescue Blog

Participe e divulge o abaixo-assinado pela Declaração Universal de Bem-Estar Animal - DUBEA

visite : WSPA

Arca Brasil



Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal

A Arca do Brasil - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, é uma organização sem fins lucrativos, sem vínculos, partidários ou religiosos, criada com o objetivo de promover o bem estar e ao respeito aos direitos dos animais. Referência para entidades governamentais e não governamentais, a atuação da ARCA Brasil, é reconhecida internacionalmente. Sua proposta é interligar profissionais (em particular os médicos veterinários) saúde pública, proteção animal e sociedade para o aprimoramento das relações-homem animal.

Para chegar até lá click bo banner ou então http://www.arcabrasil.org.br/



Animais em Via de Extinção


Extinção acelerada de espécies animais

põe em risco saúde humana

2010-12-04
O desaparecimento de qualquer espécie, desde bactérias a mamíferos,
revela ser uma ameaça para a saúde humana. Um recente estudo,
publicado na revista «Nature», explica que cada vez que desaparece
um grupo de animais, aumenta o aparecimento e transmissão de doenças.
Coincidentemente, neste Ano Internacional da Biodiversidade,
a World Wild Fund (WWF) publica uma lista anual das espécies mais ameaçadas.

Segundo os autores do artigo, investigadores do Bard College (Estados Unidos),
proteger a biodiversidade vai muito mais além do que lutar pelo meio ambiente,
porque são uma rica variedade de espécies animais e vegetais que nos ajudam a
protegermo-nos dessas doenças. A investigação«Impacto da biodiversidade no
aparecimento e transmissão de doenças infecciosas» explica que a consequência
se traduz no aumento de organismos patogénicos.
Os investigadores adiantam ainda que muitos dos animais, plantas e micróbios que
desaparecem são os que amenizam a transmissão de diferentes enfermidades infecciosas
e já descobriram o padrão geral no qual incide este desenvolvimento de doenças e a
transmissão de uma vasta gama de sistemas infecciosos.

O declive na biodiversidade debilita o efeito protector das diferentes espécies,
mas especialmente na terra do que nos oceanos, já que esses são mais afectados
pelas alterações climáticas. Contudo, os cientistas de Barn não conseguem ainda explicar
por que as espécies mais resistentes são as que amplificam os patogénicos,
mas alertam para o facto de a conservação dos habitats ser a melhor forma
de prevenir a situação.

Top dez

A WWF publicou a lista das dez espécies mundiais mais ameaçadas em 2010
e às quais prestou uma especial atenção durante este ano. As escolhas da
organização mundial de conservação são apenas algumas de um vasto universo
que está a à beira da extinção de forma preocupante e negligente pela perda
de habitats, pela caça ilegal e as alterações climáticas.

A lista destaca o tigre (Panthera tigris), o urso polar (Ursus maritimus),
a morsa do Pacífico (Odobenus rosmarus divergens), o pinguim de magalhães
(Spheniscus magellanicus), a tartaruga de couro (Dermochelys coriacea),
o atum rabilho do Atlântico (Thunnus thynnus), o gorila da montanha
(Gorilla beringei beringei), a borboleta monarca (Danaus plexippus),
o rinoceronte de Java (Rhinoceros sondaicus), o panda gigante
(Ailuropoda melanoleuca) e a águia imperial (Aquila adalberti);

Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

A Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (ASERG) é uma associação civil sem fins lucrativos, atuando há 19 anos em Cotia-SP e formalmente constituída como uma Organização Não-Governamental no ano de 2000. Prima pelo bem-estar da fauna silvestre, exótica, nativa, doméstica e domesticada por meio de sua preservação, conservação, recuperação e propagação da educação ambiental para a consecução e alcance de um ambiente sadio e equilibrado, nos termos do Artigo 225 de nossa Constituição Federal.

Click na imagem para ir até lá....